segunda-feira, 16 de março de 2009

Transpiração Excessiva nas Mãos


Certeza: Incomoda muito no trabalho e na vida diária
Dúvida: Como solucionar este problema: tratamento cirúrgico



DEFINIÇÃO: A transpiração excessiva também é chamada de hiperidrose ou hiper-hidrose.
ETIOLOGIA DA SUDORESE EXCESSIVÃO suor excessivo é uma condição anormal de hiperatividade do Sistema Nervoso Simpático, regulada pelo Centro Sudomotor Cerebral, que estimula as glândulas sudoríparas de determinadas áreas do corpo.
FISIOPATOLOGIA: O paciente com hiperidrose sua muito além da necessidade para a regulação da sua temperatura, e embora não se conheça exatamente o mecanismo ou as causas pelas quais isto ocorre, em alguns indivíduos o suor intenso nas mãos, nos pés, nas axilas ou na face torna-se incontrolável, acompanhado de rubor facial, sentimento de embaraço e, freqüentemente, de uma forte ânsia de escapar da situação que os originou.Todo este quadro caracteriza uma situação denominada "fobia social".Nestas ocasiões existe um aumento da atividade do sistema nervoso simpático, que faz parte do chamado sistema nervoso autônomo sobre o qual não temos controle.
OCORRÊNCIA NA POPULAÇÃO: A hiperidrose se manifesta em geral na infância e adolescência, ocorre em cerca de 1% da população e, em algumas vezes, pode acometer vários membros de uma família.
TRATAMENTOS: Em todo mundo já foram tentados inúmeros tratamentos não-cirúrgicos para a hiperidrose, mas todos de efeito temporário ou mesmo nulo. Apenas o procedimento cirúrgico é considerado definitivo.
INJEÇÕES INTRADÉRMICAS: Injeções locais de "Botox" têm efeitos transitórios com duração de quatro a seis meses.O uso é limitado a áreas de pequena extensão, o que é raro na hiperidrose.São necessárias cerca de 50 aplicações (injeções) em cada mão e além disso, o produto é muito caro.
RESSECÇÃO CIRÚRGICA DAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS: A ressecção ou lipoaspiração das glândulas sudoríparas sob a pele pode apresentar problemas de cicatrização.
TRATAMENTO CIRÚRGICO COM VIDEOCIRURGIA: Só recentemente a simpatectomia torácica videocirúrgica se mostrou eficaz no tratamento curativo, devido a maior precisão anatômica.

37 comentários:

  1. tenho transpiração excessiva nas mãos e pés o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chá de boldo, não resolveu definitivamente pra mim, mas diminuiu...

      Excluir
  2. Calma, amiga, isso tem solução...é só ter coragem e se submeter a cirurgia..depois é só comemorar a liberdade!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu também sofro deste problema desde que me lembro, temo que com esta operação a transpiração ocorra noutras partes do corpo, é possivel que isto aconteça?

    ResponderExcluir
  4. Eu sofro com este problema desde bebé, mesmo. Quando andava na primária, fazíamos os "comboios", e para isso tínhamos que dar a mão. Quando eu dava a mão a alguém, essa pessoa dizia: "que nojo!" ou "afasta-te de mim!", entre outras coisas do género. Isto já é de família, visto que a minha avó também tinha (mas desapareceu-lhe aos 18 anos) e o meu pai também (mas ele ainda agora tem, e ele tem 47 anos). Já fui a muitos médicos e eles não me aconselharam qualquer tipo de cirurgia. Pode dar resultados inesperados, como transpiração noutros sítios do corpo ou cicatrizes. Eles disseram-me que o melhor eram os produtos (tipo cremes ou loções), mas eu não acho, porque os cremes, quando se espalham nas mãos, demoram algum tempo a fazer efeito, e durante esse tempo começo a transpirar e fica horrível (tipo suor junto com creme, nojento!) e as loções, a única que eu conheço (Driclor) não faz efeito nenhum. Eu só tenho 12 anos, e espero que isto me desapareça aos 18 anos, como aconteceu à minha avó. Eu tenho muitos problemas com isto, sou estudante. Quando faço testes, tenho que estar com um lenço debaixo da mão com que estou a escrever (ainda bem que não sou esquerdina!). Todos os meus colegas estranham isto, e fazem observações estúpidas, tipo: "Porque é que estás com um lenço?" ou "As tuas mãos (ou o teu papel) estão todas molhadas!" e além disso, acham isto nojento. Eu acho que eles têm razão, mas ao menos podiam fazer de conta que não reparavam, porque afinal de contas estes comentários também nos ofendem um pouco, não é? Sentimo-nos diferentes, incapacitados de fazer diversas coisas, enfim... É mesmo uma chatice. E com este problema de transpiração excessiva também vêm outros, tipo cravos, pele sensível, pele escamada, enfraquecimento das unhas... pronto, simplesmente é uma tristeza viver com isto...

    Desejo boa sorte e confortabilidade a todos os que são como eu. E muitos abraços.

    Adriana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadee veey!! fico mo triste , quando alguem solta minha mao e fala ''que nojoo'' . ://

      Excluir
    2. tenho esse problema tbm é muito ruim mesmo ,voçe se sente excluido do grupo e tals mas, nao desanime tenho 25 anos e convivo com isso toda minha vida e isso nao me impediu de fazer nada..... consegui ate casar kkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Eu sofro de Hiperidrose desde que me conheço, tenho 59 anos e nunca passou, nasci com isto, é muito incómodo. Aprendi a controlar isto, através de acção psicológica. Mas normalmente nunca cumprimento ninguém com as mãos, se puder evitar ou se conheço prefiro dar um abraço ou um beijo. Na escola sempre usei o tal lencinho ou toalhinha de turco para não sujar os cadernos, detestava desenho decorativo, pois esborratava os papéis, escondia as mãos nos bolsos das batas para secar as mãos. Com a idade aprendi a saber controlar isto, as mãos ficam geladas e húmidas, é muito aborrecido mesmo. Mas aprendi a viver com isto. Dos pés transpiro menos pois uso sempre calçado aberto e evito os plásticos. Quando era criança levaram-me ao médico e este disse que era causa da minha hiperactividade e de ansiedade nata também. O meu filho também tem e o eu neto idem. Hoje não me incomoda e quem quiser que me aceite como sou. Por isso nada de complexos mesmo que os outros achem "nojento". Lavo as mãos com frequência para aliviar a temperatura das mãos. Já usei lavagem de água com vinagre e limão, mas nada adianta.

      Excluir
  5. Ae pessoal eu passo pelo mesmo processo de vcs
    transpiro pelas mãos e pés
    se alguém de vcs quiser converça comigo eu gostaria de conhecer pessoas que tem isso
    valeu to deixando meu msn ae !!!
    msn : diegosilvestre_sm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. eu tambem sofro com estas transpiraçoes
    eu suo muito nas mao e pes,ai eu pergunto isso pode ser so um problema de adolescente pq quando entra na puberdade o corpo todo muda,fika loko =D,sera que depois que eessa fase acabar eu posso me libertar nisso,eu comecei a suar nas maos so dps da puberdade que eu me lembre,tomara que isso me deixe as 18!!
    ficarei muito feliz!=D espero que isso aconteça com todos nos,obrigado gente,e a dona responde ai a minha pergunta sobre a puberdade ai em cima,se pode sumir mesmo!obrigado

    ResponderExcluir
  7. Eu Tenho Hiperidrose Desde Dos Meus 5 Aninnhos..
    Agora Já Estou Com 12 Anos..E Ainda Tenho Suor Excessivo..(Nas Mãos)...Quando Fico Nervoso ,Medo Ou Vergonha Minha Mão Soa De+..Mais Quando Vou Dar As Mãos Meus Amigos Se Encomodam..FAZ 7 anos Que Eu Tenho Hieridrose..

    ResponderExcluir
  8. Meu irmão sofre com isso mas digo e repito para ele não faze a cirurgia.
    Conheço uma garota que fez a cirurgia e está em coma. Não sei exatamente o que ocorreu com ela.
    Em toda cirurgia há riscos e não quero que meu irmão esteja a merce deles por causa desse suor na mão dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc só diz isso pq não sabe oq é dificio só quem tem isso intende eu tenho esse problema desde q eu me entendo por gente e é muito dificio todo mundo olha pra gente e fica com nojo disso e essa tal cirurgia é uma salvação para a genta

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi meu nome é Cássia , tenho 17 anos e tenho hiperidrose desde bebê . Tipo, é muito irritante , todo mundo fica com nojo mesmo .. eu suo muito nas mãos , mas quando tinha uns 7 , 8 anos brincava na rua direto; e quando olhava meus peés estavam enxarcados de suor , chega ficava preto por causa da pueira da rua tambem . Mas agr que sou adolescente nem soua tanto nos pés, é mais nas mãos. Meu namorado até já se acostumou, e eu nao paro de suar porque sou muito anciosa , nervosa tbm . Tenho vergonha de transpirar tanto, meu amigo disse que uma amiga dele fez a cirugia e ocrorreu tudo bem , mas nao confio em cirgurgias , então antes ficar assim, doque correr riscos . Um beijo ;*

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Fernando32 anos e queria dizer que eu achei que era só eu que tinha esses problemas.Eu vou fazer a cirugia,nao aguento mais essas situaçoes.Eu trabalho na área comercial e sempre que tenho que pegar na mao de alguem , fico constrangido.Isso me atrapalha demais!!!

    ResponderExcluir
  12. Noossa ... Eu não aquento mais isso...Aqui na minha casa somos eu e meu irmão que temos hiperidrose..Meu Namorado fala que eu sou mutante rsrsrsrs...Mas sera que não ha uma solução alem da cirugia? Pelo menos para podermos controlar esta doença,até então, porque,isto é muito ruim e so sabe disso quem lhe da com o problema... Se tiver alguem que possa nos ajudar porfavor diganos o que fazer.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Sera quee naum tem , algum remedio caseiro , que cura a Hiperidrose desde 5 anos eu creio que to com a doença mas chata , a Hiperidrose . KK ' Quem quiser me conheçer entre em contato meu email pedrohenrique-0704@hotmail.com Tenhu 15 anos ;D

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um remédio!!!jesus .EU soava nas mãos e nos pés mas jesus me curou!!! Para honra e á gloria do senhor jesus!!!

    ResponderExcluir
  16. eu so tenho 12 anos e minhas mao soa demais, quando alguem pega na minha mao fala credo, e eu tenho muita vergonha disto, eu tenho um namorado e ele pega na minha mao ai minhas mao fika molhadinha e tento envitar isto oque eu posso faze ???

    ResponderExcluir
  17. EU sofro minhas maos e meus pés soa muito mesmo, e eu ja nao aguento mais isso e eu tenho muita vergonha das pessoas e eu tento evitar isso mais nao da oque eu posso fazer para acabar com isso?

    ResponderExcluir
  18. Tenho 15 anos e tbm sofro de hiperidrose, o mesmo constrangimento que voces dizem passar, eu tbm passo, não aguento mais, e optei pela cirurgia. Mesmo podendo ocorrer o inesperado assim como todas as cirurgias, eu preferi fazer a cirurgia, até porque hoje em dia a medicina esta mais avançada e é uma cirurgia bem simples.

    ResponderExcluir
  19. eu tbm sofro diso desde quando eu era pequeno agr tenho 14 anos e a inda tenho isso
    quando vo escreve no papel ou qual quer coisa o papel molho toda e mim da uma raiva meu pe soa todo
    minha mao e muito chato

    ResponderExcluir
  20. gente quero falar que também suava as mãos e Pés...fui a um psicologo e hoje já não suo as mãos e pés como antigamente tenho 28 anos antes era solteiro tinha 14anos...hoje sou casado e tem 2 filhos tenho cargo eclesiatico na Igreja...a minha vida tem sido uma benção...a receita que a psicolaga me passou foi...não querer fazer tudo ao mesmo tempo...mas fazer um pouquinho de cada coisa e focar em apenas uma coisa...espero ter ajudado...hoje sou 100%!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho isso desde criança uns 11 não lembro se já nasci com isso nas mãos mais fiz exames e eu podia fazer a cirurgia mais o medico disse que iria para as costas e desisti de fazer e ele falou para ver com o tempo se ia passar isso e já to com 15 e ainda continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim realmente ñ para sempre aumenta mais eu desisti da cirurgia mas tem como se adaptar com esse tão pequeno problema q ao mesmo tempo é um grande problema uma coisa é certa só quem tem isso sabe o quanto é ruim ildeci.cabral@canaldoprodutor.com.br se precisarem de umas dicas manda um e-mail ai ^^^

      Excluir
  22. eu sofro desse mal tbm.e presciso de ajuda me ajudem por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

    ResponderExcluir
  23. eu também tenho esse problema, e é muito difícil, viver com ele, mas habituei-me, já me disseram que era por causo de eu ser uma pessoa muito nervosa, quanto a curas não sei, mas deve haver alguma tradicional, que é muito melhor do que cirurgia, pelo menos a meu ver
    Acho que quando estiver para transpirar, se deve beber água!

    ResponderExcluir
  24. Eu também sofro disso todos os dias da minha vida, e terrivél

    ResponderExcluir
  25. Gente eu também sofro com isso desde da minha infância e fico muito triste com isso. Até agora mesmo no meu curso quando meus colegas pegam na minha mão falam que nojo sua mãe está melada. E isso é muito ruim. Também pensei que force só eu que tinha isso. E sempre falava meu Deus todos estão com suas mãos sequinha e eu com issa agonia. Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito. Por favor. Entre em contato comigo. 092 994495260 ou pelo meu email. araujoa409@gmail.com Me ajudem pessoal.

    ResponderExcluir
  26. meus irmãos também passo por isso ,mmais o momento em que mim sinto mais aflito com isso é nos meus momentos de provas e peco a DEUS que mim ajude se não isso vai mim trazer vários problemas nas actividades futuras DEUS nos ajude

    ResponderExcluir